terça-feira, 16 de outubro de 2012

6. Tem uma surpresa na mala para você

Como se diz 'perdi a mala!' em russo? Não sei, nem quero saber

Desembarquei em Moscou com as palavras da agente de viagem na cabeça. Ela, gentilmente, alertou-me:
Informamos que não é permitida a entrada na Rússia sem hotel pré-pago no país de origem. É de nossa responsabilidade avisar aos passageiros que a entrada no país está sujeita à apresentação de reserva confirmada pela Agência, Seguro Viagem e serviços.
É de inteira reponsabilidade do Sr. caso sua entrada seja impedida pelo fato de não estar com a documentação adequada. Reservas feitas pela internet, sem pré-pagamento, podem não ser aceitas pela migração. Até quando um passageiro chega de navio, só pode sair com tour adquirido pela cia maritima.
Ok, obrigado, senhora. Fui naquela  fé, os  dois hotéis com reserva confirmada, mas sem cobrança adiantada no cartão. Então, temeroso, encarei a  fila da migração. O policial olhou o passaporte, olhou minha foto, preencheu a tal ficha que eles anexam ao passaporte e... Счастливого пути! Não, acho que ele não desejou boa viagem. Mas foi supertranquilo.
 Próximo estresse, por favor; esse foi moleza. Pois é, nem deu tempo de sair do aeroporto. Na esteira 6, com o nome do voo lá, passageiros vizinhos a postos, malas rodando e... nada. Dez, 20, 30 minutos... Em algum momento, esteira já rodando, os alto-falantes anunciaram algo, em russo (e talvez em inglês). Vi alguns passageiros saindo, mas os que reconheci do avião continuavam lá, pegando suas malas. E o número do voo continuava lá, na esteira 6. Mas 45 minutos depois, me dei por desesperado. Em Moscou e sem mala! Ok, tinha o básico na mala de mão... Sofria, porém, pensando onde achar o balcão da Alitalia, se falaria em italiano, russo ou inglês (ou seja, por mímica). Olhei ao redor e fui procurar informação. Mas sei lá por que resolvi observar também outras esteiras. Vai que... Esteira 5, nada! Esteira 4, nada! E eis que, perto da esteira 4, lá estava minha malona preta, com o escudo do Fluminense, largada num corredor. Mais um pouco e seria destruída pela polícia? Será que pegaram na esteira 6 e largaram ali? Será que foi aberta? Veio pela esteira 4? Se quisessem levar, teriam levado. E eu quase a abracei de alegria naquela hora. Perdi pelo menos 90 minutos no aeroporto com isso. Mas tudo está bem quando acaba bem, dizem. O cadeado estava trancado. Então, vamos ao passo seguinte: tentar chegar no hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário