'Quero estudar russo'
Criado com a ajuda de meu filho de 8 anos, Lucas, este blog nasceu para arquivar minha arca russa, essa aventura sozinho em Moscou e São Petersburgo. Era para ser um relato atualizado durante a viagem, dia a dia, para a família ver em casa. Mas a falta de tempo, o fuso horário, a preguiça e outros fatores puseram a proposta de lado. Então, agora vai tudo junto e misturado, como quando a gente abre a mala em casa e espalha as coisas pela sala. Na bagagem, alguma informação, guardada a partir do conselho do camarada CAT, que se encantara com São Petersburgo: "Anota tudo!".
A primeira peça a cair da mala é um bizarro diálogo com meu pai, no início dos anos 1980, eu recém-saído da faculdade de jornalismo, achando que era socialista, e sem emprego ou perspectiva. Hoje todo mundo (inclusive muitos russos) fala inglês. Não era bem assim naquele tempo.
- Filho, vai estudar inglês, eu pago.
- Não gosto, quero estudar russo.
- Russo? Para quê? Não pago, se vira.
E lá fui eu vender camisetas e pôsteres na Cinelândia, em Juiz de Fora. Campos e em outras paragens mais obscuras. O pouco que rendia era para o russo. O único curso no Rio, na época, era no Instituto Brasil-URSS, na Rua das Marrecas, perto do Passeio e da hoje animada Lapa.
Passei também por esse curso. Saudades!!!
ResponderExcluir